segunda-feira, 26 de março de 2012

Carl Jung, Freud, Psicologia e os Tipos de Personalidade

Boa Tarde a todos, como conversamos durante o treino do dia 25 de março, estarei postando essa semana sobre o tema de personalidade e como isso influencia na vida e no nosso Clã.
Esse tema de personalidade será postado em 5 partes, cada dia um texto.
Não postarei as fontes, porque farei isso no final do tema, ou seja, na sexta-feira.
Por isso aproveitem a leitura e os textos.

Carl Jung, Freud, Psicologia e os Tipos de Personalidade
Carl Gustav Jung nasceu em Kesswill Áustria em 1875, foi um psiquiatra que viveu aproximadamente na mesma época de Sigmund Freud.
Jung começou a sua carreira estudando medicina na Áustria, médico de início, Jung só começou a se interessar pela psiquiatria após a leitura ocasional de um livro sobre esse assunto durante a faculdade.
Desde então começou a ler dezenas obras sobre o assunto, pouco tempo depois começando ele mesmo a escrever algumas teorias, entre esses esboços inclusive, estavam as suas primeiras idéias sobre os diversos tipos de personalidade.
No ano de 1900, Jung abandona de vez a carreira de médico e passa a clinicar como psiquiatra em uma clínica em Zurique. Após adquirir alguma experiência na área, Jung decide se mudar para uma cidade maior e vai trabalhar como psiquiatra em Paris, nesta época o grande centro econômico e intelectual da Europa continental.

Em 1907 Jung tem o prazer de conhecer pessoalmente Sigmund Freud que estava de passagem por Paris. A partir de então começa uma longa amizade entre os dois que começam a discutir as suas teorias, Jung apresentando a Freud a sua teoria dos tipos de personalidade e Freud apresentando a Jung, suas teorias sobre psicologia. Embora tenham trocado dezenas de cartas de início, a amizade entre eles não durou muito já que ambos começaram a trilhar por caminhos diferentes.
Enquanto Jung estava se tornando cada vez mais exotérico, estudando astrologia, telepatia, espiritismo, Freud se tornava cada vez mais científico estudando psicologia, análise e comportamento seguindo por um caminho totalmente oposto, a partir dos anos 30 nunca mais entraram em contato. Carl Jung foi casado com Emma Jung, com quem teve 5 filhos, morreu no ano de 1961 na cidade de Kusnacht, na Suíça.
O Aperfeiçoamento da Teoria dos Tipos de Personalidade
por Katherine e Isabel Myers
Segundo a teoria original de Carl Jung, o comportamento humano não é aleatório, ele pode ser medido, previsto e classificado através dos tipos de personalidade. Em seu livro “Tipos Psicológicos”, lançado no ano de 1927 na Europa, Jung afirmava a personalidade humana pode ser composta por diversos fatores, a combinação destes fatores levando aos tipos de personalidade.
Já na década de 50, após a segunda guerra mundial, Katherine Briggs Myers e sua filha Isabel Briggs Myers, que eram diretoras de uma pequena fábrica nos Estados Unidos, entraram em contato com a obra de Jung ( que estava meio esquecida ) e resolveram aplicar as suas teorias para poder contratar uma melhor mão de obra para a sua fábrica. O que de inicio era mais uma brincadeira, foi se tornando sério e elas começaram a observar seriamente as pessoas que iam contratar.
A partir desta observação prática, conversando com dezenas de candidatos ao emprego, notaram que apesar de ser muito bem escrita a obra de Jung deixava algumas lacunas, haviam mais fatores em jogo para determinar os tipos de personalidade. A partir dos critérios originais de Jung ( que eram 2 ) elas adicionaram mais 2 critérios para uma melhor determinação dos tipos de personalidade.
Embora nunca tenham chegado a escrever um livro formal, como fez Jung, elas criaram um indicador, o indicador Myers Briggs Type Indicator ( Indicador Myers Brigs dos Tipos de Personalidade ). Até hoje essa é a principal obra utilizada por psicólogos e psiquiatras do mundo inteiro para determinar os tipos de personalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário