Esporte/Regras

SWORDPLAY

O que é SWORDPLAY?
Swordplay, também chamado de boffer combat, é uma atividade física que mistura elementos de artes marciais e combate com espadas, com regras para que os combates aconteçam sob controle.
As armas boffer são equipamentos feitos basicamente com tubos de PVC e espuma, que são usados para atingir o oponente, marcando pontos. Espadas são o tipo mais comum de boffer, mas outras representações de armas medievais são possíveis.
Também é um modo de trazer a realidade atual como eram feitas as batalhas durante a Idade Média, mostrar aos praticantes do esporte, que não era somente de batalhas que foi feita a Era Medieval.
O Clã Arcanjos, para nós nesse caso, somente fortalecer os músculos durante o treino não é o bastante, se divertir também pode ser importante, faz com que nossos membros tenham vontade de treinar, mas o importante é passar aos integrantes formas de como fortalecer algo que será importante para ela durante toda a sua vida, o conhecimento, exercer a mente de forma absoluta: Aprender a trabalhar em grupo, percorrer seus objetivos, não desanimar na derrota, etc.

Regras

Como em toda modalidade esportiva a suas regras, nesse caso um Combate por desmembramento:

Cada combate vale 2 pontos. O combatente que marcar 2 pontos primeiro, ganha.
As áreas que podem ser atingidas são: Tronco (vale 2 pontos), Braços (valem 1 ponto cada) e Pernas (valem 1 ponto cada).
·         Caso um braço ou uma perna sejam atingidos, eles não podem mais ser usados em combate.
·         Se um braço for atingido, o combatente deve continuar o combate, mas o braço deve ser colocado para trás.
·         Se uma perna for atingida, ela também deve ser colocada para trás. O combatente pode continuar se movimentando, mas a perna atingida não pode passar à frente da outra perna.
Áreas que não podem ser atingidas: Cabeça e pescoço. Golpes nestas áreas, mesmo que acidentais, contam como uma advertência ao combatente e com isso a derrota instantânea.
Áreas sensíveis: Virilha (homens) e peitoral/seios (mulheres). Valem as mesmas penalidades mencionadas no tópico sobre cabeça e pescoço.


CLASSES DO SWORDPLAY
Espadachins

Arma: 2 espadas de uma mão ou 1 espada de duas mãos.
Descrição: O espadachim é o guerreiro mais versátil de todos e tem uma mobilidade invejável.
Vantagens: O espadachim é extremamente versátil, se move rapidamente e tem um bom ataque a curta distância.
Sua mobilidade aprimorada o torna extremamente eficiente para passar pelas defesas do inimigo e o derrotar pelas costas, não necessitando assim, de permanecer em formação.
Desvantagens: Embora seja ágil o espadachim não possui um poder defensivo muito alto o que o torna vulnerável contra classes que possuam alto poder ofensivo como os lanceiros.
Também, justamente por ser uma classe muito mais voltada para a movimentação, o espadachim não é muito útil em formações, o que prejudica o seu desempenho em combate coletivo.
_________________________________________________________________________

Lanceiros


Arma: 1 lança de perfuração ou de corte.
Descrição: O lanceiro é o auge do poder ofensivo. Tem uma mobilidade razoável e um poder de ataque soberbo. Existem dois tipos de lanceiro, os de corte e os de perfuração.
- Lanceiros de perfuração:
Vantagens: Lanceiros de perfuração são aqueles que têm o segundo maior alcance dentre todas as classes, ficando atrás apenas dos arqueiros. O seu poder ofensivo é excelente e ele é a escolha obvia para qualquer formação.
Desvantagens: Embora tenha um dos maiores poderes ofensivos – superado apenas por lanceiros de corte – lanceiros de perfuração tem uma defesa quase nula, atuando normalmente sob a proteção de um escudeiro.

- Lanceiros de corte:
Vantagens: Essa classe tem o maior poder ofensivo de todos e embora não tenha o mesmo alcance dos lanceiros de perfuração, também pode ser usado em formações.
Também possui a vantagem de possuírem uma defesa maior que a dos lanceiros de perfuração, não necessitando da proteção de um escudeiro.
Desvantagens: Embora bem menor que a do lanceiro de perfuração, o lanceiro de corte também tem certa deficiência na defesa que costuma ser compensada pelo seu recuo rápido.

_________________________________________________________________________
Escudeiros


Arma: 1 arma de uma mão qualquer + 1 escudo
Descrição: Chamados também de defensores, esses guerreiros tem a maior de todas as defesas, o que faz com que eles sejam em regra os últimos morrer... isso quando morrem.
Vantagens: O alto poder de defesa do escudeiro faz dele essencial a qualquer formação. Eles são extremamente difíceis de matar e bem treinados são extremamente letais.
 São comumente usados para proteger lanceiros e arqueiros, que tem um potencial defensivo pequeno.
Desvantagens: Devido ao peso que carrega, os escudeiros são geralmente lentos, o que prejudica o seu desempenho fora de formações.
Outro fato importante é o de que, por usarem armas de curto alcance, necessitam de muita aproximação para atacar, sendo tal deficiência, contudo isso pode ser solucionado se o escudeiro andar em conjunto com um lanceiro ou arqueiro.

_________________________________________________________________________

Arqueiros


Arma: 1 arco + flechas+1espada curta
Descrição: Os arqueiros são os responsáveis pelos ataques a distância. Tem boa mobilidade e o maior alcance dentre todas as classes.
Vantagens: Os arqueiros têm o maior alcance de todas as classes permitindo que eles acertem um oponente do outro lado do campo de batalha sem sequer sair da formação.
Eles também contam com uma espada curta como arma auxiliar no caso de aproximação do inimigo.
Desvantagens: Como o arco usa projeteis, seu desempenho está condicionado à mira do usuário, o que faz com que ele, nem sempre seja efetivo. Sendo também, que depois do tiro, o arqueiro fica vulnerável até que possa armar outra flecha.
Deve-se notar também, que a munição do arqueiro é limitada, o que faz com que seu numero de ataques seja limitado.
____________________________________________________________________________

Guerreiro de Arma Exotica

Arma: Qualquer arma que não se enquadre no padrão de armas normais de 1 ou 2 mãos.
Descrição: É considerada como arma exótica, toda aquela que não se encaixa nas categorias anteriores. São dos mais variados tipos e modelos e não são raros nos campos de batalha.
Vantagens: Uma arma exótica, justamente por ser única, torna a estratégia ofensivo-defensiva do seu usuário imprevisível, o que, sem duvida representa grande vantagem.
Desvantagens: Apesar de dar aos seus usuários a vantagem da previsibilidade, essas armas costumam ter um manuseio complexo, o que exige um treinamento específico.