sábado, 31 de março de 2012

Classificação dos Tipos de Personalidade

Classificação dos Tipos de Personalidade
Segundo o Indicador Myers Brigs dos Tipos de Personalidade, a classificação do seu tipo de personalidade se dá pela combinação de 4 critérios.
Estes critérios são opostos e excludentes: por exemplo, se você for extrovertido não pode ser introvertido. Para que uma personalidade seja formada, é preciso escolher 1 quesito de cada critério, no final a combinação dos 4 critérios escolhidos dá o tipo de personalidade, por exemplo: ENTP ou INFJ.
Confira abaixo as siglas e os 4 critérios de classificação:
Tipos de Personalidade: Extrovertidos ou Introvertidos
A primeira classificação dos tipos de personalidade é quanto à maneira com que interagimos com o mundo, relativo a esse quesito podemos ser:  Extrovertidos ( E ) ou Introvertidos ( I ):
Extrovertidos ( E ): Quem tem este tipo de personalidade são pessoas extremamente sociáveis e que gostam de conversar e interagir com outras pessoas. Não tem medo de expor suas opiniões e são muito comunicativos. Concentram a sua energia no mundo real.
Introvertidos ( I ): Em geral são pessoas que se sentem melhor sozinhas, são menos sociáveis e interagem com menos pessoas. Em geral, não se abrem facilmente. Concentram a sua energia no mundo dos pensamentos.
Tipos de Personalidade: Sensoriais ou Intuitivos
A segunda classificação dos tipos de personalidade é relativa a maneira com que observamos e absorvemos as informações do mundo, relativo a este critério podemos ser: Sensoriais ( S ) ou Intuitivos ( N ):
  • Sensoriais ( S ): Corresponde ao tipo de personalidade mais materialista, obtem a informação através da observação de fatos e detalhes concretos. São pessoas realistas e práticas.
  • Intuitivos ( N ): São as pessoas que tem um perfil mais imaginativo, ao invés de obter a informação através de fatos concretos, preferem observar e tirar as conclusões finais a partir dos seus próprios pensamentos e crenças. São as pessoas mais criativas e complexas.
Tipos de Personalidade: Pensadores ou Sentimentais
A terceira classificação dos tipos de personalidade diz respeito ao modo com que julgamos as ações das outras pessoas e também o modo com que tomamos decisões. Relativo a este critério podemos ser: Pensadores ( T ) ou Sentimentais ( F ):
  • Pensadores ( T ): Tomam as decisões e julgam as pessoas sempre com base na lógica, em geral pesando os prós e contras da situação, são objetivos e justos, raramente deixam os sentimentos influenciarem em suas decisões. Valorizam a lógica, a justiça e a igualdade entre as pessoas.
  • Sentimentais ( F ): Pessoas com este tipo de personalidade julgam as pessoas e tomam as suas decisões guiados pelos seus instintos e também pelos sentimentos ( decidem com base no que estiverem se sentindo no momento ). Valorizam a harmonia, a empatia e não seguem regras rígidas, aceitam bem as exceções.

Tipos de Personalidade: Julgadores ou Perceptivos
A quarta classificação dos tipos de personalidade tem relação com o modo com que preferimos viver, se preferimos agir de forma espontânea ou se preferimos pensar bem antes de agir. Relativo a estes critérios podemos ser: Julgadores (J) ou Perceptivos (P):
  • Julgadores ( J ): Quem tem o tipo de personalidade julgador fica satisfeito depois que as decisões foram tomadas, toma decisões rapidamente, fica angustiado de deixar os problemas se acumularem. Em geral não pensa muito antes de agir, prefere se arrepender.
  • Perceptivos ( P ): Ficam mais satisfeitos em tomar decisões bem pensadas e mais acertadas, demoram para agir. Os perceptivos ficam angustiados se tem que tomar uma decisão rapidamente. Em geral pensam bastante antes de agir, pois tem medo de se arrepender.


Este conteúdo foi baseado nas informações dos sites:
http://www.myersbriggs.org/ e
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Gustav_Jung e
http://pt.wikipedia.org/wiki/Classifica%C3%A7%C3%A3o_tipol%C3%B3gica_de_Myers_Briggs .MBTI, Myers-Briggs Type Indicator, Myers-Briggs, e o logo MBTI são marcas registradas do MBTI Trust, Inc. nos EUA e em outros países.
Para os interessados no assunto, existe a possibilidade de se inteirar mais sobre a obra de perfis de personalidade no site: www.inspiira.org, que possui conteúdo em língua portuguesa com definições aprofundadas sobre o assunto.
Postarei o resultado outro dia.
Abraços fraternos,
Clã Arcanjos

quinta-feira, 29 de março de 2012

O que é a Personalidade?

Peço desculpas a todos pela demora na postagem e pelo fundo branco que ficou nessa postagem, não consegui ajustar, mas hoje mesmo postarei a outra parte do teste.
Abraços fraternos,
Clã Arcanjos

O que é a Personalidade?


A origem da expressão remete-nos para persona, máscara utilizada no teatro grego para representar as emoções dos atores. A Psicologia, dentro das diversas linhas de estudo, apropriou-se deste conceito associando-o a uma série de outros que também eram utilizados para definir as particularidades da individualidade tais como caráter, índole (feitio) e temperamento. A natureza da sua constituição ou estrutura, numa linguagem mais moderna, e a possibilidade de classificação em tipos tem sido a regra da maioria dos estudos sobre este tema.

A personalidade é uma construção pessoal que decorre ao longo da nossa vida, é uma elaboração da nossa história, da forma que sentimos e interiorizamos as nossas experiências, acompanha e reflete a nossa maturação psicológica. Em suma, a personalidade é um processo ativo.

Fatores que influenciam a Personalidade

São três os fatores que influenciam a personalidade, eles estão relativamente interligados, embora a influência desses fatores seja diferente nos diferentes indivíduos e nas diferentes fases da vida, a saber:
· influências hereditárias;
· meio social;
· e experiências pessoais

É o que nos torna únicos, diferentes de todos. A personalidade diz respeito a características pessoais e que suportam uma coerência interna. Sempre que nos referimos à personalidade referimo-nos aos sentimentos, emoções, pensamentos, atitudes, comportamentos, motivações, tomadas de decisões, projetos de vida, etc.

Prof. Regina (Psicologia Organizacional, São Paulo 21 de Março de 2012).

segunda-feira, 26 de março de 2012

Carl Jung, Freud, Psicologia e os Tipos de Personalidade

Boa Tarde a todos, como conversamos durante o treino do dia 25 de março, estarei postando essa semana sobre o tema de personalidade e como isso influencia na vida e no nosso Clã.
Esse tema de personalidade será postado em 5 partes, cada dia um texto.
Não postarei as fontes, porque farei isso no final do tema, ou seja, na sexta-feira.
Por isso aproveitem a leitura e os textos.

Carl Jung, Freud, Psicologia e os Tipos de Personalidade
Carl Gustav Jung nasceu em Kesswill Áustria em 1875, foi um psiquiatra que viveu aproximadamente na mesma época de Sigmund Freud.
Jung começou a sua carreira estudando medicina na Áustria, médico de início, Jung só começou a se interessar pela psiquiatria após a leitura ocasional de um livro sobre esse assunto durante a faculdade.
Desde então começou a ler dezenas obras sobre o assunto, pouco tempo depois começando ele mesmo a escrever algumas teorias, entre esses esboços inclusive, estavam as suas primeiras idéias sobre os diversos tipos de personalidade.
No ano de 1900, Jung abandona de vez a carreira de médico e passa a clinicar como psiquiatra em uma clínica em Zurique. Após adquirir alguma experiência na área, Jung decide se mudar para uma cidade maior e vai trabalhar como psiquiatra em Paris, nesta época o grande centro econômico e intelectual da Europa continental.

Em 1907 Jung tem o prazer de conhecer pessoalmente Sigmund Freud que estava de passagem por Paris. A partir de então começa uma longa amizade entre os dois que começam a discutir as suas teorias, Jung apresentando a Freud a sua teoria dos tipos de personalidade e Freud apresentando a Jung, suas teorias sobre psicologia. Embora tenham trocado dezenas de cartas de início, a amizade entre eles não durou muito já que ambos começaram a trilhar por caminhos diferentes.
Enquanto Jung estava se tornando cada vez mais exotérico, estudando astrologia, telepatia, espiritismo, Freud se tornava cada vez mais científico estudando psicologia, análise e comportamento seguindo por um caminho totalmente oposto, a partir dos anos 30 nunca mais entraram em contato. Carl Jung foi casado com Emma Jung, com quem teve 5 filhos, morreu no ano de 1961 na cidade de Kusnacht, na Suíça.
O Aperfeiçoamento da Teoria dos Tipos de Personalidade
por Katherine e Isabel Myers
Segundo a teoria original de Carl Jung, o comportamento humano não é aleatório, ele pode ser medido, previsto e classificado através dos tipos de personalidade. Em seu livro “Tipos Psicológicos”, lançado no ano de 1927 na Europa, Jung afirmava a personalidade humana pode ser composta por diversos fatores, a combinação destes fatores levando aos tipos de personalidade.
Já na década de 50, após a segunda guerra mundial, Katherine Briggs Myers e sua filha Isabel Briggs Myers, que eram diretoras de uma pequena fábrica nos Estados Unidos, entraram em contato com a obra de Jung ( que estava meio esquecida ) e resolveram aplicar as suas teorias para poder contratar uma melhor mão de obra para a sua fábrica. O que de inicio era mais uma brincadeira, foi se tornando sério e elas começaram a observar seriamente as pessoas que iam contratar.
A partir desta observação prática, conversando com dezenas de candidatos ao emprego, notaram que apesar de ser muito bem escrita a obra de Jung deixava algumas lacunas, haviam mais fatores em jogo para determinar os tipos de personalidade. A partir dos critérios originais de Jung ( que eram 2 ) elas adicionaram mais 2 critérios para uma melhor determinação dos tipos de personalidade.
Embora nunca tenham chegado a escrever um livro formal, como fez Jung, elas criaram um indicador, o indicador Myers Briggs Type Indicator ( Indicador Myers Brigs dos Tipos de Personalidade ). Até hoje essa é a principal obra utilizada por psicólogos e psiquiatras do mundo inteiro para determinar os tipos de personalidade.

Treino dia 01 de Abril

Treino Dia 01 de Abril de 2012


Boa Tarde a todos,
Venho somente dizer rapidamente, que haverá treino normal no dia 01 de Abril, prometemos a vocês que não será igual aos outros, sei que é difícil, mas faremos o possível para que não seja ridículo, muito menos chato.
Peço para que todos treinem com vigor, vontade e determinação, assim juntos cresceremos ainda mais.
E como conversamos dia 25 de Março, começarei a fazer algumas postagens no blog, dependendo da postagem pedirei para que vocês me tragam as respostas ou algum comentário no treino.
Abraços fraternos,
Clã Arcanjos


sábado, 24 de março de 2012

Treino dia 25 de Março de 2012

TREINO DIA 25 DE MARÇO DE 2012





Boa Noite a todos,
Desculpe a demora e a falta de postagem no blog, é sei, ele anda meio parado mesmo, mas isso irá mudar.
Espero que vocês gostem dessas mudanças de movimentação de conteúdo no blog.
Mas isso ainda vai acontecer, o importante é dizer que amanhã tem treino normal
Não precisem faltar, continuaremos a fazer escudos se conseguirmos, porem mesmo não fazendo haverá treino normal, e para a “sorte” de vocês os lideres, nenhum dos dois está doente (6).
Portanto esperarei por vocês amanhã,
Abraços fraternos,
Clã Arcanjos